-
Exposição celebra ativismo do Teatro Experimental do Negro pelas lentes de José Medeiros, fotógrafo mato-grossense
São Paulo recebe uma potente homenagem à história do Teatro Experimental do Negro (TEN) e à contribuição de fotografo mato-grossense. O Instituto Tomie Ohtake apresenta, de 13 de junho a 3 de agosto de 2025, a exposição “Teatro Experimental do Negro nas fotografias de José Medeiros”. A mostra, que conta com curadoria de Eugênio Lima,…
-
A arte que rasga a história, de Adriana Varejão
Adriana Varejão é um nome gigante na arte contemporânea brasileira. Com obras que misturam azulejos, carne exposta e crítica histórica, ela escancara as marcas do colonialismo e da identidade cultural do Brasil. E é exatamente por isso que ela é tão relevante hoje. O trabalho de Varejão dialoga com a história, mas o tom pedagogizante…
-
A Revolução de Paula Scher no Public Theater, NY
Se existe alguém que sacudiu o design gráfico com pura ousadia, esse nome é Paula Scher. Quando ela assumiu a identidade visual do Public Theater nos anos 90, trouxe uma energia nova que até hoje inspira designers e criativos. Esqueça a seriedade tradicional: ela misturou letras gigantes, sobreposições e contrastes brutais que gritam por atenção.…
-
A potência do Pardo é Papel de Maxwell Alexandre
Direto das ruas do Rio de Janeiro para as galerias mais bombadas do mundo, Maxwell Alexandre é o artista que faz da periferia seu grande palco. Com uma pesquisa de cores bem pensada e alma de quem vive o corre, ele pinta o cotidiano de corpos negros, cultura de rua e resistência, sempre com aquele…
-
Desmoronando a Arte Contemporânea
Em 2008, o artista suíço Roman Signer nos apresentou a Sand Column, uma escultura super provocativa, mas que acabou sendo mal interpretada depois de viralizar no TikTok e no Reels. Ninguém que compartilhou disse quem era o autor, onde estava sendo exibido o trabalho… Foi um caos! A única mensagem veiculada era: Isso é arte?…









