Wagner Moura, 49 anos, levou para casa o prêmio de Melhor Ator no Chicago Film Festival nos Estados Unidos por sua interpretação em “O Agente Secreto”. A vitória, na última sexta-feira (24), consolida o prestígio do ator, que interpreta o protagonista Marcelo no thriller político de Kleber Mendonça Filho.

O reconhecimento internacional emplaca o título brasileiro na disputa pelo Oscar 2026. Cotado entre os possíveis pré-indicados nas categorias de Melhor filme, Melhor filme estrangeiro e Melhor ator, “O Agente Secreto” está entre os favoritos da Academia desde a primeira exibição no Festival de Cannes, em maio.

Entre a crítica especializada internacional, o longa-metragem mantém uma recepção positiva, com 100% de aprovação com 64 avaliações verificadas no Rotten Tomatoes, site que compila análises de críticos profissionais. No Brasil, as primeiras impressões também elogiam.

SINOPSE: Em “O Agente Secreto”, Wagner Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que, em 1977, deixa São Paulo rumo a Recife para tentar escapar de seu passado violento. Ao chegar à cidade em plena semana de Carnaval, ele se vê cercado pelo mesmo caos que desejava esquecer. À medida que é espionado pelos vizinhos, Marcelo percebe que a cidade está longe de ser um refúgio.

Pôster de divulgação. Foto: Tony Stella.

O filme, considerado um dos mais ambiciosos do diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho, estreia dia 6 de novembro nos cinemas brasileiros e já acumula prêmios consideráveis na disputa pelo Oscar. Entre as 13 vitórias, duas são por Melhor Ator para Wagner Moura, duas por Melhor Diretor e outras quatro são reconhecimentos como Melhor Filme. Cinco das conquistas foram no Festival de Cannes.

Deixe um comentário