Um pequeno escritório, cercado de livros e mesas, com uma plateia pequena e uma apresentação acústica de artista que usufrui da energia de um show intimista… É assim que o conceito de Tiny Desk se solidificou desde 2008. Agora, em sua versão brasileira, o programa de apresentações acústicas traz o melhor da nossa cultura em um cenário maximalista.
O Tiny Desk Concert, criado pela Nation Public Radio (NPR), é um programa norte-americano de performances acústicas no qual a voz do artista não é amplificada. Há uma relação próxima entre os cantores e o público, sem grandes produções.

Não há luxo nessa série musical. Seu jeito despretensioso faz com que seja um grande sucesso nas redes sociais e, por isso, talvez seja um grande sucesso para o público brasileiro. Um povo que abraça diferentes culturas se identifica com esse tipo de produção e, por esse motivo, fomos colocados no mapa das versões internacionais do Tiny Desk.
O fato de sermos o segundo país que mais acompanha as apresentações fez com que a edição pousasse definitivamente em solo brasileiro. Alguns artistas brasileiros já haviam performado seu repertório solo na redação da NPR em Washington DC, nos Estados Unidos: Seu Jorge, Rodrigo Amarante, Liniker e os Caramelows, Bebel Gilberto, Luedji Luna, Luisa Maita, Danilo Brito, Fabiano do Nascimento, e, por último, Milton Nascimento em parceria com Esperanza Spalding.

Para a estreia do programa, a escolha representou o cerne da raiz cultural brasileira: João Gomes, com seu piseiro e forró moderno. A edição, gravada no escritório do Google em São Paulo, trouxe uma uma potência musical e representativa do país.
Mais do que isso, em um cenário repleto de homenagens, incluindo a bandeira de Pernambuco (estado do cantor) e um livro da Rita Lee, João apresentou seus principais sucessos, como Dengo e Deusa de Itamaracá.


Com a estreia de João Gomes marcando esse novo capítulo, o Tiny Desk Brasil promete continuar celebrando a diversidade e a riqueza sonora do país. Os episódios serão lançados semanalmente no YouTube, apresentando diferentes artistas e estilos que traduzem a alma musical brasileira.
A cada nova edição, o público poderá se aproximar ainda mais de seus ídolos, vivenciando a essência do formato: performances intimistas, verdadeiras e cheias de identidade.

Deixe um comentário