Em tempos de Beauty Gourmand até o café deixa de ser apenas uma xícara fumegante e se torna um ativo com ação antioxidante e hidratante.

Além de inspirar sobremesas, experiências gastronômicas ou ser um parceiro indispensável todas as manhãs, o café também revela um lado pouco conhecido: suas flores brancas e perfumadas são a matéria-prima de fragrâncias singulares.

A florescência do arbusto é considerada uma preciosidade da natureza. Surge apenas uma vez ao ano, entre setembro e novembro. Permanece aberta por no máximo 48 horas, nesse curto período, exala um aroma adocicado e marcante, comparado ao jasmim, mas com toques frescos e cítricos.

(Fonte: Divulgação Kapeh)

“Com notas delicadas e únicas, a floração é colhida manualmente, num procedimento artesanal que exige precisão e cuidado. Trata-se de uma matéria-prima rara”, explica a farmacêutica Vanessa Vilela, CEO da empresa mineira Kapeh.

Como a flor vira essência

O método para transformar a florada efêmera em fragrância é delicado e totalmente manual. Após a rápida, mas cautelosa, colheita, é realizada a extração pela técnica enfleurage, utilizando óleos vegetais ou solventes naturais para capturar as moléculas aromáticas.

O resultado é um extrato altamente concentrado, conhecido como absoluto da florescência, essa é base para os perfumes e ambientadores.

Segundo a especialista, o procedimento é importante para preservar a identidade olfativa: “A extração precisa respeitar o tempo da pétala, mantendo seu bouquet natural sem interferências químicas pesadas. Esse cuidado garante uma nota floral rara, fresca e sofisticada, com forte vínculo à identidade brasileira”, afirma.

Da pesquisa ao frasco

Fundada em Minas Gerais, a Kapeh Cosméticos é pioneira no uso integral do grão em produtos de beleza. Com seus 18 anos de mercado, a marca conta com mais de 200 itens dermatologicamente testados em seu portfólio. Ademais, os produtos são produzidos de maneira sustentável, cruelty free e vegana!

A entrada no universo da perfumaria veio após investigações iniciadas pela própria Vanessa, que já havia comprovado os benefícios do grão verde para a pele, com ação antioxidante e hidratante.

(Fonte: Divulgação Kapeh)

A linha Flor de Café, que inclui produtos como água perfumada, sprays e difusor, já ganhou o Prêmio Brasileiro de Inovação (CNI/MBC). “Nossa missão é explorar o potencial máximo do cafeeiro como ingrediente multifuncional, e a flor trouxe uma nova dimensão para essa proposta”, reforça a CEO.

Deixe um comentário