No último dia 4 de setembro, quinta-feira, o mundo foi surpreendido com a notícia do falecimento do estilista italiano Giorgio Armani. Nascido em 1934, na cidade de Piacenza, o designer revolucionou a moda com a desconstrução da alfaiataria, do minimalismo e desafiando fronteiras entre o que era considerado “feminino” e “masculino”.

Armani no final do desfile alta-costura Armani Privé 2024 (Foto: ALAIN JOCARD/AFPGetty Images)

Depois de largar a faculdade de medicina, Armani começou sua carreira trabalhando em uma loja de departamento chamada La Rinascente, onde ficou por oito anos. Foi só em 1975, ao lado de Sergio Galeotti, que ele decidiu abrir sua própria marca, produzindo ternos desconstruídos, de modelagem mole e sem ombreiras. O nome? Soft suit.

Usando linho, lã e cores suaves, Armani chamou atenção de uma promessa de Hollywood: o eterno Danny Zuko, de Grease, John Travolta. A partir daí ele foi conquistando a indústria do entretenimento norte-americana e seguindo o caminho para se tornar dono de uma das maiores maisons do mundo.

Giorgio Armani e John Travolta, 1978 (Foto: Paul Schrader/@giorgioarmani)

Confira abaixo 5 looks icônicos da carreira de Armani, para se inspirar, e assim, homenagear o legado de um homem que amou a moda, literalmente, até seus últimos dias.

1. Julia Roberts de terno Armani no Globo de Ouro, em 1990; a atriz tinha levado o prêmio por sua atuação em Flores de Aço.

Julia Roberts no Globo de Ouro, 1990 (Foto: Reprodução/Getty Images)

2. Leonardo Di Caprio em O Lobo de Wall Street, 2013; Armani disponibilizou seu acervo de peças para a figurinista Sandy Powell vestir Jordan, que procurava um terno que fosse maleável, mas estruturado, fazendo jus ao personagem.

Esboço feito por Armani para o filme “O Lobo de Wall Street” (Foto: Instagram/@kinotwist_)

3. Diane Keaton no Oscar, 1978; quando levou o prêmio de melhor atriz, Diane usou um conjunto de alfaiataria Armani com uma saia por cima, que escandalizou as pessoas da época por ser considerado “masculino demais”.

Diane Keaton no Oscar, 1978 (Foto: Instagram/@giorgioarmani)

4. Cate Blanchett no Festival de Veneza, 2018; amigos de longa data, Cate usou um vestido com bustos dourados e tecido aveludado preto, mostrando a elegância minimalista que é assinatura registrada de Armani.

Cate Blanchett usando Armani Privé, 2018 (Foto:Reprodução/RedCarpetFashionAwards)

5. Lady Gaga no Grammy, 2010; vestido quase arquitetônico, Armani criou um look intergaláctico com órbitas brilhantes e uma estrela cintilante que marcou sua parceria com o mundo da música e deu um requinte performático original para Giorgio.

Gaga no Grammy usando Armani Privé (Foto:PA Photos/www.paphotos.com)

Deixe um comentário