Rotinas de cuidado na hora da higiene corporal compõem uma das poucas trends relevantes dos últimos anos, em contrapartida a onda de desinformação de 2021, quando muitos canais e comunicadores tornaram a quantidade de banhos diários a causa da derme ressecada ou oleosa demais. Quem não se lembra de assistir um “influencer dermatologista” dizendo isso em um vídeo curto?

Toda essa história já foi desmentida pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e hoje temos rotinas de encher os olhos intituladas “Spa Day”, “Banho Premium” e semelhantes. Mas para quem tem pele sensível escolher os produtos corretos é um verdadeiro desafio.
Esse guia te ensina a entender o que pode funcionar para a sua derme e acabar de vez com a frustação de investir em produtos agressores.
1. Temperatura da água
Antes de qualquer produto, a temperatura da água é um fator determinante na hidratação. Banhos mais frios, além de agredirem menos as glândulas sebáceas da derme, estimulam a produção de endorfina no corpo. Ou seja: mantêm a oleosidade natural e ainda melhoram o humor.
2. Escolha do sabonete
Independente da fórmula – em barra, líquida ou em gel – busque por pH próximo de 5, concentração natural do corpo, o que contribui para a retirada de impurezas sem comprometer a integridade da pele.
3. Esfoliação corporal
A etapa de remoção das células mortas, evite esfoliantes abrasivos com partículas grotescas. No geral, busque por composições cremosas, perfumes suaves e ingredientes naturais – como aveia, camomila e aloe vera, que possuem propriedades calmantes – para prevenir a vermelhidão e coceira.
4. Óleos de banho
A hidratação começa ainda no chuveiro com um óleo corporal, intensificando também a sensação de maciez após a esfoliação. Viu como cada etapa se conecta?
Nos rótulos, procure por óleos naturais de jojoba, camomila, calêndula, amêndoas, aveia e coco.
5. Hidratação pós banho
O primeiro passo após sair do banheiro é aplicar uma generosa camada de loção hidratante para reter a umidade no corpo. Fórmulas calmantes e umectantes com óleos naturais, glicerina, ceramidas e niacinamida são exemplos de ativos repositores da gordura necessária na epiderme.
6. Colônia ou Body Splash
Para prolongar a sensação de conforto pós banho eleja seu body splash ou colônia favorita, deixando os perfumes fortes de lado. O ideal é evitar altas concentrações de álcool, fragrâncias artificias e corantes sintéticos.
7. Consulte um profissional!
Essas são dicas baseadas em informações profissionais, mas a orientação de um dermatologista é indispensável. Somente o olhar clínico pode identificar as reais necessidades da sua derme, indicar os ativos mais adequados e evitar o uso de fórmulas que, mesmo populares, podem causar reações adversas.

Deixe um comentário