Provavelmente, você já teve a experiência canônica de comprar diversos produtos de pele e não sentir resultado algum. Ou pior, sentiu o que chamam de efeito “rebote”, adquirindo espinhas ou vermelhidão e se frustrando com sua nova rotina de skincare.

(Fonte: Reprodução)

A verdade é que você pode ter danificado sua barreira cutânea e nem ter percebido.

Mas afinal, o que é barreira cutânea?

Ela é basicamente a barreira de proteção da pele, composta por células da camada mais externa – a camada córnea. Sendo responsável pela defesa contra agressões de fora, essa nossa guerreira consegue determinar o pH da pele, o que ajuda a facilitar a vida das bactérias “boas” e dificultar a de microrganismos que podem nos fazer mal.

(Foto: Reprodução)

O que pode danificar a barreira cutânea?

Os danos podem vir de diversos fatores, alguns mais óbvios e outros nem tanto. Produtos com muito álcool, sabonetes muito adstringentes e água quente são os principais inimigos de uma pele saudável.

O pulo do gato vem agora: mesmo que você tenha a pele oleosa, produtos que prometem limpar muito a pele podem desregular sua barreira de proteção, retirando os lipídios e causando desidratação, tornando-a suscetível a inflamações e espinhas – exatamente o que nós, gatas de pele acneica, queremos evitar ao máximo.

O uso descontrolado e excessivo de ácidos pode comprometer sua barreira também. O ideal é sempre introduzir o ativo aos poucos na sua skincare e analisar o que está funcionando ou não.

(Foto: Reprodução)

Como recuperar a barreira cutânea?

Primeiramente, simplifique sua rotina. Limpar, hidratar e proteger são os passos essenciais para uma pele saudável e, em caso de irritação, retire os “acessórios” da sua skincare, como retinoides, ácidos e tônicos, e volte para esses três princípios.

Prefira sabonetes faciais mais leves e que não “repuxem” a pele, limpando e hidratando ao mesmo tempo.

Gel de Limpeza Facial CeraVe
Emulsão de Limpeza Creamy
Gel de Limpeza GL-02 Principia

Para hidratação, nós da TAG recomendamos hidratantes que possuam ativos como ceramidas, ácido hialurônico (esse está liberado) e pantenol.

Loção Hidratante CeraVe
Calming Cream Creamy
Hidratante Reparador Sallve

E, por último, capriche no protetor solar! Mesmo na chuva e em tempos nublados!

SKIN AQUA Super Moisture Milk
ISDIN Fusion Water
La Roche-Posay Anthelios Airlicium

Cuidar da barreira cutânea é cuidar da saúde da sua pele. Se você já passou pelo estresse de testar vários produtos sem sucesso, talvez o segredo esteja em simplificar e focar no equilíbrio. Sua pele não precisa de exageros, mas sim de um bom suporte para se manter forte e protegida.

Então, respeite o tempo dela, aposte nos cuidados certos e lembre-se: menos pode ser mais quando o assunto é skincare!

Deixe um comentário