Nas vésperas da cerimônia do Oscars, Wicked lidera as previsões após vencer o BAFTA. Entre os cinco indicados até o momento, o musical domina as especulações, seguido por Nosferatu. Assinado por Paul Tazewell, que já acumula também um Emmy e um Tony por Hamilton, o figurino ganha destaque devido ao rico uso de texturas e ilusões de óptica.

Bubble Dress

Na saia do famoso vestido usado por Glinda na cena da bolha, pequenas bolhas foram estampadas na saia com papel laminado iridescente para criar dimensionalidade e adicionar um toque extra de brilho.

O departamento de figurino do filme estima que apenas no corpete do vestido foram utilizadas cerca de 20.000 miçangas.

Defying Gravity

Já no caso da Elphaba, Tazewell exagerou em combinações de texturas para garantir o “interesse visual” em seu guarda-roupas monocromático.

O figurino usado na cena de “Defying Gravity” é um exemplo de sucesso da ideia do figurinista. O que parece ser apenas preto sólido são, na verdade, três tecidos diferentes: chiffon de seda preta intercalado com renda preta e tafetá roxo.

Estiveram envolvidos 70 artesãos e costureiros para a confecção de cerca de mil peças, entre roupas, sapatos e acessórios utilizados durante o filme.

Mas afinal, além do vasto tempo e estudo dedicado à produção do figurino, quais são as vantagens de Wicked em relação aos outros concorrentes da categoria? Entre os pontos positivos, está o fato de que filmes de fantasia costumam ser os preferidos. Entre os últimos ganhadores estão “Pantera Negra”, “Cruella”, “Animais Fantásticos” e “Alice no País das Maravilhas”.

As chances de Wicked encerrar a temporada com o Oscar de “Best Costume Design” aumentam após a vitória na mesma categoria do BAFTA. Entretanto, é a segunda indicação de Paul Tazewell na premiação de Hollywood, tendo perdido anteriormente com “Amor, Sublime Amor”.

Ainda que seja um dos favoritos deste ano, a vitória na categoria de figurino é ameaçada pelo crescente reconhecimento da expertise de Linda Muir em “Nosferatu”. O romance gótico está disparando nas últimas previsões após a repercussão positiva entre os especialistas.  Ambos os filmes foram premiados pelo Costume Designers Guild Awards.

Foto: cortesia da Focus Features

Além disso, ao contrário de Wicked, que é a adaptação de um musical já famoso (o que gera expectativas de comparação com os figurinos icônicos do teatro), Nosferatu tem um apelo de originalidade ao reinterpretar o clássico filme mudo com um novo olhar estético. Isso somado à complexidade e precisão histórica na produção do figurino.

Apesar disso, Wicked continua forte na disputa devido à sua popularidade e grandiosidade de seus figurinos fantasiosos. A competição está acirrada, mas Nosferatu parece ter uma leve vantagem pela combinação de reconhecimento especializado e complexidade histórica.

Todas as imagens de Wicked são uma cortesia da Universal Pictures

Novamente, a disputa se resume na dualidade entre o viés histórico e a criatividade que assombra a categoria.

Deixe um comentário