
Mário Peixoto é um diretor que marcou o cinema brasileiro com apenas um filme: Limite. A Mostra Mário Peixoto, realizada pelos estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é uma homenagem ao cineasta e se tornou um rito de passagem para quem ingressa no curso. Assistir ao filme Limite e produzir uma lauda (análise crítica) sobre a obra faz parte da formação dos novos estudantes, e há quem goste e quem não goste.

Criada em 2022, a Mostra Mário Peixoto tem como objetivo exibir e incentivar a produção cinematográfica dos alunos. Desde sua primeira edição, tem lotado as sessões no Cineclube Coxiponés a cada início de semestre letivo da UFMT. Seu impacto foi tão grande que se expandiu para a Adufmat e também para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e para a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Livia Fiuza, uma das fundadoras da Mostra Mário Peixoto comenta sobre a importância da mostra universitária.
“Então a gente tem uma oportunidade de olhar tudo que o cinema e o audiovisual da UFMT produziu de uma forma muito ampla. E a Mário Peixoto serve disso, tanto para a gente se incentivar, motivar, valorizar, mas também para promover essa ação cineclubista e de acervo, de preservação dessas construções e da memória que a gente fez”.

Com o crescimento do evento e seu reconhecimento dentro e fora da UFMT, a Mostra Mário Peixoto reafirma a importância do cinema universitário e do cineclubismo como espaços de resistência, aprendizado e celebração da sétima arte. A mostra apresenta uma diversidade de curtas-metragens, que vão do terror ao romance, passando por suspenses, comédias, documentários e animações, refletindo a variedade e a criatividade dos estudantes de cinema.


Filmes como É Proibido Sonhar? (Livia Fiuza), Só Mais Uma Partida (Carol Torres) e Agosto XD (Vitor Evangelista) são alguns dos destaques das edições passadas, refletindo a diversidade e o talento dos futuros cineastas.
Para saber mais sobre a Mostra Mário Peixoto é só seguir o Instagram @mostramariopeixoto e se inscrever no Youtube @mostramariopeixotoo.

Deixe um comentário