
A 28ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, destacando a poderosa e transformadora produção audiovisual brasileira. O evento foi realizado em Belo Horizonte – Minas Gerais e se estendeu para o público online.
Com exibições de filmes, rodas de conversas, seminários e outras atividades, a mostra foi uma oportunidade única para discutir e refletir sobre os rumos do cinema no Brasil, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre cineastas, críticos e o público em geral.
Como destacou Francis Vogner dos Reis, Coordenador Curatorial “O cinema não é O cinema, é sempre Os cinemas: preservar e restaurar filmes, fazer pesquisa e crítica, pensar os dilemas do mercado, se aplicar à formação, programar filmes, tudo isso é fazer cinema”.
Realizada pelo Universo Produção, com apoio da Petrobras e do Ministério da Cultura, a Mostra trouxe uma seleção de curtas, médias e longas-metragens, além de oficinas, lançamentos de livros e sessões de autógrafos.
Para quem admira arte e cultura, a Mostra de Cinema de Tiradentes é uma experiência completa. Com programação totalmente gratuita e acessível, o evento oferece debates cinematográficos transmitidos ao vivo e disponíveis no canal oficial no YouTube.
🔗 www.youtube.com/@universoproducao/videos
Além disso, um dos grandes destaques é a exibição online de filmes, permitindo que o público acompanhe a programação de qualquer lugar.
🎬 Assista aos filmes da Mostra online:
🔗 mostratiradentes.com.br/filmes/online/

Bruna Linzmeyer é homenageada na abertura
A cerimônia de abertura prestou homenagem à atriz Bruna Linzmeyer, com a exibição do filme “A Frente Fria que a Chuva Traz”, do diretor Neville D’Almeida. O longa conta com um elenco de peso, incluindo Johnny Massaro, Chay Suede, Juliana Lohmann e Marina Provenzzano.
Mato Grosso representado na Mostrinha
Na Sessão Infantil – A Mostrinha, o curta-metragem “Outro Lugar”, do diretor mato-grossense Perseu Azul, encantou o público com uma ficção live-action sobre as aventuras de uma menina em um mundo de dragões.
🏆 Os grandes vencedores da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
- Melhor Longa – Júri Popular: “3 Obás de Xangô”, de Sergio Machado (BA)
- Melhor Longa – Mostra Aurora – Júri Jovem: “Um Minuto é uma Eternidade para quem Está Sofrendo”, de Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro (SP)
- Melhor Longa – Mostra Olhos Livres – Júri Oficial – Prêmio Carlos Reichenbach: “Deuses da Peste”, de Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza (MG/SP)
- Melhor Longa – Mostra Autorias – Prêmio ABRACCINE: “Parque de Diversões”, de Ricardo Alves Jr (MG)
- Melhor Curta – Júri Popular: “Dois Nilos”, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro (RJ)
- Melhor Curta – Mostra Foco – Júri Oficial: “Entre Corpos”, de Mayra Costa (AL)
- Melhor Curta – Mostra Foco – Júri Canal Brasil: “Marmita”, de Guilherme Peraro (PR/SP)
- Melhor Curta – Mostra Formação: “Desconstruindo Lene”, de Guilherme Maia (BA)
🏅 Outros destaques
- Prêmio Helena Ignez – Júri Oficial: Ticiane Simões, atriz de “Entre Corpos” (AL)
- Conexão Brasil Cinemundi WIP Corte Final: “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos (SP)
- Conexão Brasil Cinemundi Málaga WIP: “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente (CE)
- Prêmio Retrato Filmes: “Prédio Vazio”, de Rodrigo Aragão (ES)

Deixe um comentário