Há quem pense que para viajar é preciso de uma grande reserva de dinheiro, pois se for pra viajar tem que ficar hospedado no melhor hotel, no melhor bairro da cidade, com a melhor vista, o melhor atendimento… Mas, será que não seria interessante viajar para um lugar novo e ter a experiência fora da sua zona de conforto em uma cidade completamente diferente?

Viajar sozinho pode parecer um bicho de 7 cabeças, ainda mais se você for tímido, mas com certeza voltará da viagem descobrindo alguma coisa sobre você que antes não sabia — ou não queria admitir.

O Rio de Janeiro pode ter fama de ser perigoso, mas prometemos que se você colocar uma camisa do flamengo e o celular na calcinha/cueca, nada vai acontecer com você. Por isso, aqui vão 6 opções de rolês diurnos para você curtir o Rio sozinho e fingir que faz isso todo fim de semana:

1) Praia do Arpoador no por do sol: Sobe na pedra, aplaude a natureza, curte a brisa e fica esperto com o celular. Parece meio clichê, mas vale muito a pena. É quase um desrespeito não ir — pelo menos para apreciar a vista.

    (Arquivo Pessoal)

    2) Praça XV: Uma feirinha de antiguidades no centro do RJ, próxima a estação de metrô Carioca. Se você curte fazer uma visita ao passado e ainda garimpar relíquias, é bobeira sua não ir. Pode chegar 10h/11h da manhã que é bem tranquilo.

    (Arquivo Pessoal)

    3) CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil): Aproveita e dá um pulo no Centro Cultural Banco do Brasil, que é 5 minutos andando da Praça XV, para olhar as exposições que estão acontecendo. São várias e gratuitas. Caso sentir fome depois, andando para a esquerda você vai se deparar com diversos restaurantes super em conta.

    (Arquivo Pessoal)

    4) Feira da Glória: Fica ao lado da saída do metrô do bairro Glória, acontece aos domingos e é cheia de lembrancinhas para dar de presente, tem barraquinhas para comprar comidas e vale muito a pena. Além disso, a localização da feira é próxima a vários outros rolês que você possa querer fazer.

    (Fonte: Reprodução/O Globo)

    5) Bairro Santa Teresa: Não dá para esquecer o famoso passeio do bonde até Santa Teresa. É só você descer na próxima saída do metrô da feira da Glória, a Carioca, e caminhar 6 minutinhos que estará na estação para fazer o passeio. A ida e volta custa em torno de R$20 reais. Almoce por lá, visite o Parque das Ruinas e a Escadaria do Selaron, mas lembre-se de voltar às 16h para não perder o bonde — literalmente.

    (Arquivo Pessoal)

    6) Palácio do Catete: volte pela mesma linha do metrô e desça no Catete para ver o lugar que Getúlio Vargas se suicidou — tem até o pijama. O lugar é lindo, fica até difícil entender como alguém cogita acabar com a própria vida dentro daquela beleza arquitetônica. Há um jardim ao lado ótimo para passar o fim de tarde e ficar pensando como deve ter sido o desespero no fatídico dia em que o presidente da república decidiu que não aguentava mais o Brasil — às vezes eu também não aguento.

    (Arquivo Pessoal)

    Lembrando, claro, que são passeios diurnos em que não há perigo de fazer sozinho. Se for andar de metrô — que é super recomendável — não fique com cara de perdido caso pegue a linha errada. Apenas desça e volte, sem problema algum, como se você fizesse aquilo sempre e só se distraiu.

    Viajar sozinho te dá a chance de se soltar dos olhares das pessoas que te conhecem. Mesmo que a gente goste delas, é legal dar uma escapadinha de vez em quando para se reconectar com o seu olhar sobre você. E convenhamos, o Rio de Janeiro é um ótimo lugar para esquecer das amarras invisíveis da rotina.

    Deixe um comentário