Entenda o que é o inchaço pós festas e formas de reduzi-lo ao invés de brigar com a balança.

(foto: iStock)

Extravasar nas festividades de fim e início de ano é totalmente comum. E mais comum ainda é sentir aquela insatisfação consigo mesmo após semanas consumindo processados, sódio e álcool.

Muitas pessoas tendem a sentir o corpo maior nesse período, o que acontece é que seu corpo está retendo líquidos e não produzindo gordura.

Para explicar melhor a diferença entre o inchaço e ganho de peso em si conversamos com a nutricionista Ketylin Silva que, além de deslindar o assunto, compartilha hábitos e afirma que “a confusão ocorre porque ambos podem fazer com que a roupa fique apertada, o número da balança aumente ou o corpo pareça maior, mas as causas e soluções são diferentes”

TheAvantGarde – Qual a diferença entre inchaço e ganho de peso?

Ketylin Silva – Geralmente, o inchaço é o acúmulo de líquidos nos tecidos do corpo (retenção hídrica). Ele pode aparecer de forma localizada, como na região abdominal, ou nas extremidades do corpo, como mãos, pés e tornozelos. O peso pode aumentar temporariamente devido ao acúmulo de líquidos, mas não está relacionado ao ganho de gordura.

Já o ganho de peso refere-se ao aumento de massa corporal, incluindo gordura, músculos ou ambos, resultante de um consumo excessivo de calorias em relação ao gasto energético. É um processo gradual e não está diretamente relacionado à retenção de líquidos.

(foto: Freepik)

TAG – O que causa esse inchaço?

KS – É causado ,majoritariamente, por fatores temporários como má alimentação, desidratação, alterações hormonais e, em alguns casos, condições de saúde.

Na alimentação: Intolerância a alimentos (como lactose ou glúten); Consumo excessivo de sal ou alimentos ultra processados; Dietas ricas em carboidratos simples, que favorecem a retenção de água (muito comum nas festas de fim de ano). Além disso, existe o fator da desidratação, que faz o corpo reter líquidos como mecanismo de defesa.

Alterações hormonais: Bastante comuns entre mulheres durante o ciclo menstrual ou gravidez.

No estilo de vida: Ficar muito tempo sentado ou em pé e falta de atividade física.

Já o inchaço relacionado a problemas de saúde pode estar ligado a alterações na circulação e doenças renais, hepáticas ou cardíacas.

TAG – Quais são as formas de reduzir esse inchaço pós festas?

KS – Ajustar a alimentação: Reduzir o consumo de sal e ultra processados. Incluir, também, alimentos diuréticos, como melancia, pepino, salsão e abacaxi;

Massagens linfáticas: Auxiliam na drenagem de líquidos retidos;

Atividade física é essencial, movimentar o corpo melhora a circulação sanguínea e linfática. Além disso evitar longos períodos na mesma posição, busque por alternar entre sentar, ficar em pé e caminhar;

E claro, beber pelo menos 2 litros de água por dia para ajudar o corpo a eliminar o excesso de líquidos. Ainda nas bebidas, outra indicação são os chás diuréticos como hibisco, cavalinha ou dente-de-leão.

(foto: iStock)

Receita: Suco anti-inchaço

Ingredientes:

  • 1 fatia grossa de melancia (sem sementes)
  • 1 fatia de abacaxi
  • Suco de 1 limão
  • 1 rodela fina de gengibre
  • 200ml de água de coco
  • folhas de hortelã (opcional)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe (se desejar) e consuma imediatamente.

Uma resposta para “Você não engordou nos feriados!”.

  1. Nunca tinha nem cogitado que podia ser inchaço, obrigadooo

    Curtir

Deixe um comentário