Dezembro chegou e com ele a temporada de luzes, confusão no amigo oculto e aquela desculpa para comer o chocotone antes do almoço. Vem conferir o que faz o Natal ser tão incrível!

Junto com dezembro as luzes começam a iluminar as cidades. Assim como uma árvore de Natal, estamos iluminadas e entusiasmadas com essa época tão especial.
Por nós, a casa já estaria enfeitada logo após o Halloween — outra época que adoramos. O Natal é um momento de confraternização, de celebrar o ano como um todo e o fim de ciclos.
Sair de casa e observar a cidade decorada, ouvir músicas e assistir aos filmes temáticos lançados religiosamente todos os anos traz uma sensação de conforto e até a criação de novas tradições.
Mas o que nos faz gostar tanto do Natal? A comida? Os presentes? A reunião com as pessoas que gostamos? Ou será o clima de descanso que vem após um ano tão cheio?

Segundo a psicóloga Suelli Cometti Corrêa, “Dezembro é um período que já traz expectativas devido às férias escolares e profissionais, promovendo, pelo próprio contexto, a proximidade entre as pessoas e a alegria pela ausência das pressões diárias.”
Além disso, as tradições familiares e as lembranças são o que mais nos marcam. Aqueles momentos antigos, capazes de nos aquecer, mesmo depois de décadas.
Você era um daqueles que aguardava ansiosamente pelo seu presente de manhã, em cima do sapato que foi deixado pelo Papai Noel, e descobriu — às vezes cedo demais — que o bom velhinho na verdade era seu pai ou um tio?

Algumas particularidades fazem o Natal ser a data mais querida do ano para muita gente. Fizemos uma mini seleção do que mais amamos no Natal. Confira:
1. A ceia é o melhor jantar de todo o ano!
Com sinceridade, passamos o dia na cozinha, em família, cozinhando, e é um momento bacana. Mas estamos falando da ceia. Comida! Comemos perus, arroz com passas — única época tolerada —, pavê… Só de pensar, começo a salivar.

2. Você acorda pensando no chocotone e nas rabanadas com cafezinho quente que vai comer no café da manhã.
O cheiro do chocotone e das rabanadas não só é delicioso como também é quase sinestésico. Reunir-se para o café da manhã do dia 25 e comer enquanto conversam é uma delícia. Quando começam a vender esses itens nos supermercados, é um grande lembrete: o Natal está chegando e é impossível não colocar um sorriso no rosto.
3. Época de filmes natalinos nos streamings!
Quem não gosta de um bom filme água com açúcar bem natalino e clichê? Seja ele nostálgico ou um lançamento recente, há muitos filmes de Natal nos streamings que deixam tudo quentinho e cheio de esperança.

4. O amigo oculto da família!
Algumas famílias fazem amigos ocultos pós-ceia, com várias dinâmicas diferentes — mímica, imitação, charadas… mas o intuito é um só: sortear, se divertir e presentear quem amamos.
A véspera e o Dia de Natal são momentos mais bonitos, mesmo sem nenhuma explicação. Mesmo que você não acredite no Papai Noel, ou que o Natal não seja sua época favorita do ano — e há quem não goste da data, e está tudo bem —, as tradições natalinas são gostosas de viver.

No final, o que importa é que cada um celebre da maneira que mais goste. O Natal é um período de reflexão sobre tudo o que foi feito ao longo do ano, de celebração das conquistas, de definição de novas metas para o ano que se aproxima, e, claro, de comer bem.

Deixe um comentário