Grandes nomes da moda já passaram pela Granary Square, em Londres, como Alexander McQueen, Sarah Burton, John Galliano, Stella McCartney, Phoebe Philo, Simone Rocha, Kim Jones, entre outros.
A Central Saint Martins (CMS) e a University of the Arts of London (UAL) estão diretamente relacionadas, sendo a CSM uma das faculdades renomadas que estão integradas a UAL, que é composta por várias faculdades e institutos.

Com mais de um século de tradição, a Saint Martins possui uma gama de cursos focados em arte e design, que instigam a capacidade de imaginar novas realidades, equipadas para lidar com desafios. Os alunos são preparados para moldar o mundo através de ações criativas.
Os cursos disponibilizados são de curta duração, pré-graduação, graduação e pós-graduação, além do programa de estudos no exterior, no qual a CSM recebe estudantes do mundo todo para programas em artes, design, moda, comunicação, e assim por diante.
A preocupação com a sustentabilidade e a emergência climática coloca a universidade para fazer os artistas e designers pensarem e se verem em uma posição para enfrentar essas questões. Segundo o site da CSM: “Nosso trabalho não é definido simplesmente pelo que produzimos, mas pelo que vem antes e depois – como essas coisas são feitas e como são usadas.”

Em relação aos preços, os cursos giram em torno de 9 mil libras por ano (68 mil reais) para estudantes cidadãos e residentes que atendem às regras do Reino Unido, e para estudantes internacionais 29 mil libras (222 mil reais).
Como mencionado, grandes estilistas passaram pela Saint Martins, como memorável o Alexander McQueen, que se formou em 1992. Sua coleção de formatura foi um ponto chave para a solidificação de sua carreira. Intitulada “Jack the Ripper Stalks His Victims” (em português, Jack, o Estripador Persegue Suas Vítimas), a coleção referia-se às vítimas de Jack, o Estripador, em Whitechapel, 1888.


Outra grande designer, Sarah Burton, que em 2010 assumiu a direção criativa da marca de McQueen após o seu falecimento, formou-se em 1997, como uma das alunas notáveis da instituição.
John Galliano se graduou em 1984, com uma coleção chamada “Les Incroyables”, inspirada na Revolução Francesa do século XVIII, e toda a estética que marcou essa época. Após a faculdade, seu tempo na Givenchy e, principalmente, na Dior moldaram seu nome. Após diversas polêmicas, atualmente ele trabalha na direção criativa da Maison Margiela.
Stella McCartney terminou seus estudos em 1995, e ao longo de seus anos na Saint Martins, Isabella Blow foi uma de suas mentoras. Após se formar, trabalhou como diretora criativa da Chloé, sucedendo Karl Lagerfeld.
Phoebe Philo se formou em 1996, e após a sua graduação chamou a atenção de Stella McCartney em 1997, e foi assistente de design da Chloé, até que em 2001, foi nomeada diretora criativa da marca.

(Foto: Reprodução/Instagram @a.k.a.i.b.u)
Kim Jones se formou em 2002 e, desde então, é uma grande influência no streetwear e no design masculino. Hoje em dia, após sair da Fendi, ele ainda está trabalhando na Dior Men.
Simone Rocha concluiu seus estudos na CSM em 2010, como um grande destaque e um dos principais nomes desta nova geração britânica. Há décadas a instituição promove nomes que ao longo dos anos se tornaram famosos.

Deixe um comentário