Que moda e esporte são áreas que sempre estiveram relacionadas já é algo que sabemos. Mas, você sabe quais são os atletas e personalidades do esporte que mais são e foram engajadas com o mundo fashion?
Hoje vamos falar sobre ícones da moda, os famosos fashion killers do universo esportivo, e como essas identidades estabeleceram tendências e influenciaram estilos de vida e de se vestir a partir de sua conexão com os fãs e praticantes de cada esporte. Para além do fitwear, aqui vão alguns atletas fashionistas.
Allen Iverson
Se até hoje ao falarmos de basquete e o imaginário popular remete à cultura do hip-hop, durags, tênis grandes, bermudas largas e protagonismo afro-americano, boa parte disso se dá ao legado de Allen Iverson.
O jogador foi o primeiro atleta da NBA a desafiar as normas de dress code dos jogadores, que exigia que todos fossem trajados de roupa social para o pré-jogo. The Answer (seu apelido) foi contra a norma dos dirigentes da liga (como David Stern) e manteve seu estilo street, com peças oversized, bonés, correntes pesadas e muitas tatuagens, tudo isso como forma de protesto ao preconceito à cultura dos guetos.
Em contraponto, personalidades da mídia e do esporte atacaram Iverson e seus adeptos: “Os jogadores estão se vestindo como prisioneiros tem uns 5, 6 anos. Tudo que se relaciona a gangsters, bandidos eles estão usando” – disse Phil Jackson, então técnico do Los Angeles Lakers.
Mesmo com tamanha perseguição midiática ao jogador, Allen Iverson nunca abandonou seu estilo e manteve o estilo das ruas até mesmo em sua forma de jogar, utilizando o famoso streetball (basquete de rua) em seus jogos, o que carregou sua identidade para dentro das quadras, junto com suas bandanas, tênis desamarrados e trancinhas no cabelo, além de um carisma inabalável e muito talento.
Na temporada de 2000/01, Iverson se consagrou MVP (jogador mais valioso) do ano, mesma época que produziu a mixtape de rap Jewels 40 Bars que não chegou a ser lançada oficialmente.
Dennis Rodman
Ex-affair da rainha do pop Madonna e pentacampeão da NBA com Detroit Pistons e Chicago Bulls (ironicamente, equipes rivais), Dennis Rodman se destacou na década de 90 também por sua singularidade estética. The Worm (como era apelidado) sempre marcou presença com suas jaquetas pesadas, brincos, óculos escuros, cabelos tingidos e piercings.

Contudo, não só isso, Rodman também gostava de utilizar de roupas femininas e inspiração em drag queens para seu estilo pessoal e, assumido publicamente bissexual, se tornou uma das referências da comunidade LGBT no esporte e na moda street.
Foto: Reprodução
Um dos atos mais icônicos de Rodman foi pintar seu cabelo com o laço vermelho da luta mundial contra a AIDS na época da epidemia da doença que estava afetando grupos marginalizados. A utilização da sua estética e estilo próprio para a manifestação de solidariedade foi um grande marco no legado do ala-pivô.
Lewis Hamilton

Foto: Reprodução
Heptacampeão da Fórmula 1 e piloto da Mercedes Benz (a partir da temporada que vem da Ferrari), Lewis Hamilton se mostra engajado na área fashion com seus outfits marcantes que levaram o atleta a ser convidado para participar do Met Gala, evento organizado pela editora-chefe da revista Vogue e a mulher mais influente da moda, Anna Wintour.
Hamilton também se tornou embaixador da Dior e atuou juntamente com o diretor criativo Kim Jones para idealizar a coleção de roupas de esqui da linha masculina da grife, utilizando 80% de materiais sustentáveis e homenageando a África. O automobilista sempre está presente em eventos de alta-costura e diz: “Com a F1 se tornando mais popular em todo o mundo, mas particularmente nos EUA, também acho que o mundo da moda percebeu o potencial que o esporte tem de atingir públicos globais.”


David Beckham

O ex-jogador de futebol britânico David Beckham além de ter passado por gigantes europeus como Real Madrid, Milan e Manchester United, também brilhava fora dos gramados com seu estilo casual chic que combina peças do dia a dia como jeans, camisetas e tênis com peças formais como roupas de alfaiataria, mas não só isso, o ex-atleta também explora o estilo street, aproveitando os resquícios da moda esportiva presente no futebol.
Colaborador oficial da marca de luxo alemã Hugo Boss, o astro do futebol colaborou com a coleção Outono-Inverno 2024: “Boss Selected by Beckham”, definida como “uma combinação de sofisticação e modernidade”. Daniel Grieder, CEO da grife, reforçou: “David Beckham é um ícone global tanto no esporte quanto na moda. Com seu espírito empreendedor único e uma paixão genuína pela moda, ele representa perfeitamente os valores da nossa BOSS”.

O ex-meio campista também tem um relacionamento desde 1999 com Victoria Beckham, estilista inglesa, o que tornou o casal uma referência de moda principalmente nos anos 90 e 2000, e o filho do casal, Romeo Beckham, está atuando como modelo e fez seu debut na Paris Fashion Week com a Balenciaga.

Deixe um comentário