Fonte: UOL

O cinema nacional é, sem dúvidas, marcado por vários artistas que dominam as telas e são referências ao falar sobre a sétima arte. Entre a potência do cinema e de suas histórias, o Brasil tem uma identidade forte, e suas atrizes são parte fundamental dessa construção, mantendo o cinema brasileiro com uma autenticidade que resiste ao tempo. Entre todos esses talentos, Fernanda Montenegro se destaca como uma das protagonistas e pioneiras, tornando-se uma lenda do cinema e da TV brasileira.

Sendo aclamada tanto nacional quanto internacionalmente. Ela construiu uma carreira memorável, com fortes interpretações e papeis que vão desde dramas profundos até comédias sutis.

A The Avant Garde Brasil fez uma seleção de filmes memoráveis de Fernanda Montenegro, ideal para quem deseja se aprofundar em sua obra e se encantar ainda mais com sua atuação.

Central do Brasil (1998)
Direção: Walter Salles

Fonte: Estadão

O filme retrata a vida de Dora, uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ao conhecer Josué (Vinicius de Oliveira) , um garoto de oito anos que, após perder a mãe, se encontra desamparado na cidade grande, Dora decide acompanhá-lo em uma longa viagem ao Nordeste, em busca de seu pai e irmãos.

O Auto da Compadecida (2000)
Direção: Guel Arraes

Fonte: UOL

Nesta adaptação da obra de Ariano Suassuna, Montenegro interpreta Nossa Senhora em uma trama repleta de humor, crítica social e elementos da cultura nordestina. Ela atua como uma advogada misericordiosa, defendendo João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello) no julgamento final.

Casa de Areia (2005)
Direção: Andrucha Waddington

Fonte: Papo de Cinema

Vasco (Ruy Guerra) compra um terreno no Nordeste e leva sua esposa grávida, Áurea (Fernanda Torres), e a sogra, Dona Maria (Fernanda Montenegro), com a intenção de reconstruir suas vidas. Contudo, ao chegarem, descobrem que o local é um deserto de areia.

O Que É Isso, Companheiro? (1997)
Direção: Bruno Barreto

Fonte: Estadão

O filme retrata a luta armada contra a ditadura militar no Brasil, seguindo Fernando (Pedro Cardoso) e César (Selton Mello) em sua jornada pela resistência. Após a prisão de César, Fernando sequestra o embaixador dos EUA para negociar a liberdade do amigo. Fernanda Montenegro interpreta Dona Margarida, esposa de um militar, trazendo à tona a força feminina nos anos 60.

Piedade (2019)
Direção: Cláudio Assis

Fonte: UOL

O cotidiano da pequena cidade de Piedade é profundamente abalado pela chegada de uma grande petroleira interessada na exploração da região. Aurélio (Matheus Nachtergaele), representante da empresa, tenta convencer os moradores a venderem seus terrenos, prometendo desenvolvimento e progresso. No entanto, Dona Carminha (Fernanda Montenegro) se rebela contra esse sistema, lutando para proteger sua comunidade e preservar as tradições locais.

Eles Não Usam Black-tie (1981)
Direção: Leon Hirszman

Fonte: Papo de Cinema

Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar ao saber que ela está grávida. Ao mesmo tempo, um movimento grevista eclode, dividindo a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião decide furar a greve, entrando em conflito com seu pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

EXTRA

Além dos filmes mencionados, vale a pena destacar as obras Ainda Estou Aqui (dia 7 de novembro de 2024 nos cinemas) e o filme Vitória(dia 13 de março de 2025 nos cinemas).

Fonte: Correio do Povo

Nessas produções, Fernanda Montenegro mais uma vez entrega todo o seu potencial ao interpretar personagens complexas, em torno de seus mais de 90 anos de vida. Cada papel reflete força e sensibilidade.

Fonte: UOL

Na sua opinião, qual filme de Fernanda Montenegro deveria ser incluído nesta lista? E qual você tem mais interesse em assistir?

Deixe um comentário