Confira os detalhes memoráveis desta edição, que aconteceu do dia 14 até 21 de outubro.
Nesta temporada, o evento decidiu homenagear a sagaz Regina Guerreiro, grande referência e pioneira em comunicação de moda no Brasil. O tema desta edição de número 58 chamado “As Joias da Rainha”, consagra a jornalista com uma exposição no Pavilhão das Culturas, no Parque Ibirapuera, que também foi palco de alguns desfiles.
Além do pavilhão no Parque Ibirapuera, alguns desfiles aconteceram no Shopping Iguatemi e em algumas locações especiais, como o Museu do Ipiranga e o Pavilhão Japonês.
Ponto Firme
Para começar a semana de moda, no dia 14 de outubro, o projeto autoral sustentável denominado Ponto Firme, trouxe uma localização imponente. O estilista Gustavo Silvestre, nesta edição, levou o seu desfile para o Museu do Ipiranga. As peças apresentadas foram feitas à mão com tecido de crochê, desenvolvido e orientado como capacitação e terapia ocupacional para presidiários, egressos do sistema penitenciário e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O desfile contou com bordados em diversos tamanhos e com um mix de várias cores de lantejoulas, incluindo branco, prata, dourado, rosa e preto. Além do crochê, também foram utilizados bordados com paetês feitos de materiais sustentáveis, provenientes do descarte de plásticos.


Normando
O desfile intitulado “Vândalos do Apocalipse”, da marca liderada por Marco Normando e Emídio Contente, apresentou a moda com o toque do Pará, refletindo o movimento modernista do Norte do País no início do século 20.
O primeiro look apresentado foi com um top feito com cuias de tacacá, e o ponto alto da apresentação, foram vestidos que receberam escamas, bolsas em formato de peixe e peças que se assemelham a cascas de árvores.


Renata Buzzo
A estilista abordou nesta coleção chamada “O Corpo” a violência feminina e feminicídio, no qual o desfile começou com um vídeo da autópsia de uma vítima e seguiu sendo apresentado com modelos trazendo brutalidade em suas caracterizações, como o nariz sangrando e peças que traziam a imitação de ossos sendo expostos.
O útero bordado sobre o corset e partes do intestino em um casaco, instigam uma reflexão contra a violência e a sociedade patriarcal.


Apartamento 03
No dia 18, a marca Apartamento 03 apresentou a coleção “Grão”, que referencia o café e a importância da planta para as raízes mineiras e brasileiras, celebrando o legado da ancestralidade com as gerações atuais.
O desfile no início gira em torno de looks brancos e no final preserva tons que lembram o café, como verde escuro, preto e principalmente o marrom. As sobreposições são um ponto marcante na passarela, característica recorrente do designer e fundador da marca, Luiz Claudio Silva.
A passarela contou com a presença da atriz Zezé Motta, que desfilou com uma roupa desenhada especialmente para a artista, feita a partir de sacos de café.


Santa Resistência
Mônica Sampaio apresentou a coleção “Manifesto Ancestral”, carregada de raízes inspirada pelas tribos Maasai do Quênia e da Tanzânia. O vermelho e o roxo foram os verdadeiros protagonistas, em seguida o verde, azul e preto completaram as estampas do desfile, desenvolvidas pela artista plástica Auxi Silveira.


The Paradise
A marca contou com a participação de Fernanda Lima e seus filhos, João e Francisco Hilbert, que estrearam na passarela como modelos nesta temporada. O desfile teve como tema central o tema Disney, apresentando uma mistura de vários personagens estampados em camisetas e bermudas com detalhes em paetê.
Ao final, os personagens icônicos da Disney, participaram do fechamento do desfile, Pato Donald e Margarida entraram ao lado de Thomaz Azulay e Patrick Doering, designers da marca.

Walério Araújo
No penúltimo dia de SPFW, a nostalgia tomou conta do desfile chamado “Cabeça Feita”. A Turma da Mônica foi representada de uma forma caricata e exuberante. Walério Araújo sabe mesclar autenticidade e animação com peças escandalosas, brilhos e muito volume. Outra participação interessante, foi a da Maya Massafera nas passarelas e no encerramento do desfile ao lado de Walério Araújo, Mônica e Cebolinha.

Fernanda Yamamoto
A marca fechou o último dia de desfiles da SPFW N58 no Pavilhão Japonês. A coleção trouxe uma releitura dos quimonos, incorporando modernidade, apesar da inspiração nos trajes tradicionais.



Deixe um comentário