Recentemente temos visto muito nas redes sociais reviews de produtos de maquiagem, o que é algo muito positivo, pois podemos ver diversas pessoas testando, cada uma com seu tipo de pele para que a gente possa se identificar e saber se quer ou não adquirir esse produto. 

Com o lançamento de produtos icônicos, linhas de cantoras pop e influenciadoras, foi visto que, os vídeos onde as pessoas falam negativamente desses produtos sempre são os que engajam mais. 

Quando colocamos “base que dá espinha” na barra de pesquisa do Tiktok encontramos vídeos de pessoas listando produtos que dão espinha, ou afirmando que um produto específico causa acne. E poucas delas são profissionais do ramo da estética ou da beleza.

Em um desses vídeos, foi falado que os blushes líquidos e em bastão da Nars causavam acne e eu estranhei porque uso diariamente, tenho pele super sensível e rosácea… – tenho que admitir quando via esses vídeos sempre acreditava e seguia por medo de ter acne. Porém, nunca tive no local que aplico esses produtos então comecei a ficar pensativa sobre esses conteúdos. 

Por esse motivo, decidi entrar em contato com a estetocosmetóloga e maquiadora Maria Antônia Cantal, de Fortaleza no Ceará, e questionar o porque esse fenômeno acontece. 

Uma das influenciadoras falava que o que causava acne seria o talco na composição no produto, então eu questionei a Maria sobre. Ela me disse que a grande maioria de produtos em pós tem talco, a diferença muitas vezes é a quantidade, tem produto que tem mais talco na composição e tem produto que tem menos.

E sim, produtos com talco na composição podem causar espinhas e cravos porque o talco entra com mais facilidade nos poros. Mas, Cantal deixa claro que um mesmo produto pode ter efeitos diferentes dependendo da pele que é aplicada.“Cada pele reage de uma maneira e é única”, disse a profissional.

Eu sempre procuro pessoas com a pele parecida com a minha para acompanhar as resenhas. O tom e subtom, o tipo de pele, se tem rosácea também, se é sensível, se tem sardinhas. Pois, assim eu consigo ter mais uma noção de como vai reagir na minha pele. 

No final, chego a conclusão que produtos comedogênicos podem causar cravos e espinhas, porém afirmar que irão fazer isso acaba não sendo certo. Cada pele é uma pele. O produto que funciona para você pode não funcionar para mim. É muito importante que criadores de conteúdo tenham transparência também sobre isso, e responsabilidade na hora de compartilhar como verdade absoluta.

Deixe um comentário