Já faz algum tempo que alguns personagens do cinema e celebridades fora da lista de convidados das grifes comparecem às apresentações das marcas na Semana de Moda de Paris, independente da real existência deles no mundo fora das telas ou de sua “relevância” para a moda como a conhecemos. Mas o que, ou quem, estaria por trás dos convites inusitados e o alvoroço de fotógrafos e fãs na entrada dos desfiles?

Imagem retirada do Instagram (@thealexisstone)

A lista inclui nomes como Cruella de Vil, Miranda Priestly, Mrs. Doubtfire e, mais recentemente, Jack Torrance do filme “O Iluminado”. O nome no convite que esses personagens usam para comparecer às apresentações é de Alexis Stone (ou Elliot Joseph Rentz), o artista londrino que surgiu como drag queen e hoje se dedica ao trabalho de moldar sob sua própria face diferentes rostos assumindo novas identidades, indo de Michael Jackson à Barbra Streisand. 

Em suas redes sociais o artista expõe um pouco do seu processo de transformação e no YouTube, em especial, ele mostra detalhes da fabricação dos rostos. São inúmeros moldes até chegar no resultado desejado que imprime, por meio de próteses faciais, os traços mais marcantes de quem ele estiver representando.

Imagem retirada do Instagram (@thealexisstone)

Ele revela, através desse trabalho, a paixão pulsante pela transformação intensa a qual se propõe passar toda vez que uma nova ideia surge, além do tempo de maturação e preparação dos moldes e próteses faciais. Ele inclui no processo testes de roupas, enchimentos e próteses corporais e as várias horas na cadeira ao se maquiar, ajustar perucas e documentar o processo enquanto o executa. 

É um vivo exemplo de como levar os efeitos de Hollywood às ruas, em especial as ruas de Paris. Nos tira um pouco do sério, brinca com a imagem, com a ideia blasé que a primeira fila dos desfiles carrega e não perde o glamour, prestigia o trabalho que ele assume admirar dando vida a sonhos de cultura pop.

É como se John Travolta saísse do set de “Hair Spray” e fosse, sem se destransformar, comparecer a seus compromissos vestido de Edna Turnblad; ou se Emma Thompson fosse à premier de Nanny McPhee vestida de… Nanny McPhee.

Alexis Stone de Shrek – Imagem retirada do Instagram (@thealexisstone)

Em sua bio no Instagram, Alexis simplesmente diz: “borrowing faces” (em bom português seria, “pegando rostos emprestados”). Junto disso, um link com todo o material onde ela se faz Estrela e o selo da empresa que agência suas contratações, a Elite.

Importante ressaltar que antes de se destacar ao colar rostos icônicos em sua face original, Alexis teve uma longa jornada na noite como drag queen e, após um período de rehab lutando contra o uso excessivo de substâncias, ela se encontrou como o pôster ambulante da maquiagem de efeitos especiais.

Ninguém consegue prever qual será a próxima identidade que ele vai assumir e essa com certeza é parte da graça. O elemento de surpresa ao ver Jennifer Coolidge ou Dolly Parton (que não são conhecidas por comparecer em semanas de moda) entre os nomes usuais dos eventos, sempre se destaca. 



Deixe um comentário