
Falar sobre cinema mato-grossense é falar sobre a Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL). Com mais de 20 anos de existência, a mostra assume o papel de celebrar e premiar os filmes universitários e independentes de todo o país. Incentivando os “descaminhos do centro” — tema desse ano — onde tudo é feito em coletivo e unidos por algo maior — a cultura — o cinema universitário ganha seu espaço.
Ao falar de cinema, inúmeras vezes pensamos somente no cinema comercial, aquele que está nas grandes telas dos shopping centers ou nas plataformas de streaming. Mas, o estudante também produz obras fantásticas e tudo isso com pouco orçamento. Isso também é cinema.
Os filmes exibidos na Mostra Competitiva (que podem ser premiados pelo júri técnico ou júri popular) incluem os filmes de estudantes de Cinema e Audiovisual da UFMT e também de outros cursos. Todos são bem vindos para participar e prestigiar os filmes universitários.
Obras presentes na Mostra Competitiva Universitária:
- Estelar (Olavo Fernandes, MT, 5′) – Universitário Experimental

- Manga de Vez (Alessandra Gomes da Silva, MT, 4′) – Universitário Experimental

- Margens de Um Amor (Karyne Camargo Marques, MT, 5′) – Universitário Experimental

- Salada de Furtos: Os Quatro Delinquentes (Ryan Victor Ostemberg do Carmo, MT, 15′) – Universitário Ficção

- Sol de Setembro (Vitor Manoel Evangelista, MT, 9′) – Universitário Ficção

- Faces de Um Crime (Raquel Almeida e Thalles Fernandes, MT, 11′) – Universitário Ficção

Entre fazer cinema por dinheiro ou por amor, o amor pela arte prevalece. A visão artística de cada selecionado enfrentou barreiras e dificuldades na produção de cada curta-metragem, seja ele ficção, documentário ou experimental.
Nesse contexto, festivais e mostras universitárias, como a MAUAL, funcionam como uma plataforma de visibilidade para filmes que, de outra forma, teriam dificuldades para chegar ao público. Esses festivais são um ponto de partida para cineastas independentes, que muitas vezes começam suas carreiras no ambiente universitário. Aqui, o público está mais aberto a inovações estéticas e narrativas, acolhendo produções mais intimistas e com menos apelo comercial.
Você pode conferir a MAUAL no Teatro da UFMT, de forma gratuita, entre os dias 8 e 13 de outubro. Vote nos seus filmes favoritos e viva uma oportunidade repleta de arte.
Para mais informações: https://www.mostrauniversitariaufmt.com

Deixe um comentário