Você já deve ter visto por aí o famoso Cherry Lips (em tradução, lábios de “cereja”), o Cherry Hair (cabelo avermelhado) ou o scarpin em tom vinho da Miu Miu. Em outras palavras, fazendo jus ao mundo das tendências atuais que passam em um piscar de olhos, é perigoso perdê-las. Assim, damos um breve tchau ao vermelho cereja e abrimos as portas para o vermelho vibrante nesta temporada SS/25, mas vamos te trazer fatos ao assunto para não ficar em “disses me disses”.

O vermelho vibrante entrou em cena, aos poucos, no início da temporada de SS/25, em agosto e setembro de 2024. E o Cherry Red (vermelho-cereja) também foi uma motivação para essa nova tonalidade aparecer nos holofotes. Embora seja uma cor chamativa e cheia de personalidade, pode ser combinada com as peças mais coloridas às mais neutras.
Esse tom começou a dar as caras timidamente, ainda durante a temporada WF/24. Gucci, Burberry e Miu Miu aderiram à meia-calça vermelha em suas composições, bem como aconteceu novamente pela Versace durante a Semana de Moda em Milão, SS/25. Além disso, durante a Copenhagen Fashion Week Fall/Winter 2025, em janeiro de 2024, esse tom também dominou o street style em forma de meia-calça.
Essa opção serviu como um ponto de cor, estiloso e criativo, chamando ainda mais os holofotes para o vermelho vibrante. Tons quentes de vermelho tornam-se abrasadores e intensos à medida que a primavera esquenta. Usado da cabeça aos pés em camadas monocromáticas ou com cores contrastantes para maior vibração, este tom revigorante infunde nas coleções Cruise um elemento energético, de acordo com WGSN.
Mas não para por aí, nessa temporada de Primavera/Verão 2025, podemos ver essa cor vibrante se intensificando nas passarelas. Durante a PFW SS/25, Balmain trouxe o vermelho em combinação com o rosa e acrescentou a textura aveludada nas composições.
Missoni e Stella McCartney também adotaram esse tom e não ficaram de fora, trazendo uma mistura de estampas com outros tons mais fechados. De acordo com a WGSN, o vermelho em mix de cores não se limita às passarelas, mas também no varejo, com uma participação de 4,4% e 3,9% por ano, respectivamente, nos Reino Unido e nos Estados Unidos. As principais marcas são Adeam, Erdem, COS, BDLN, Camilla e Marc, Arket e Reformation.



Nos calçados, marcas de tênis como Adidas, Puma e Converse também estão causando burburinho com o vermelho. Mas isso não é de hoje, a história se resgata nos anos 2000 – essa tonalidade de tênis chegou para trazer a essência das pistas de corrida, justamente pelo tom vermelho vibrante ser uma característica forte da época.
Nos looks, ele se torna um ótimo destaque com toque de modernidade e fashionista. Um exemplo é o Run Star Trainer da Converse no vermelho com detalhe rosa, esportivo e moderno, uma edição limitada lançada em junho de 2024 que já está esgotada pela alta procura. Seu valor é de R$499,99, mas vale cada centavo.
Para quem é mais fã dos saltos e plataformas, o vermelho vibrante também alcançou os scarpins e sandálias. A Arezzo, após trazer fortemente o vermelho bordô em suas últimas coleções, também aderiu ao vermelho vibrante à sua nova coleção de verão 2025, “On Board”. Para quem achou que esse tom ficaria somente na estação passada, a marca trouxe sapatos de plataforma e bolsas de diversos modelos e tamanhos para os apaixonados em vermelho.

Apesar de aparentar ser uma cor difícil de ser utilizada, o vermelho vibrante tem um potencial forte quando combinado tom sobre tom, uma forma monocromática e estilosa de usufruir de somente uma cor da paleta. Um ponto de cor também funciona, tanto com acessórios quanto sapatos, para trazer mais vida à composição. Um exemplo é a cor Flame da Pantone (016-49-37), possui uma intensidade que pode elevar tons médios, escuros e neutros, da mesma forma que o tom Crimson (010-38-36).
Para quem prefere começar aos poucos, é possível optar por essa cor em pontos não tão próximos ao rosto, como em saias ou shorts de alfaiataria. Trazer o foco para a parte inferior do corpo também funciona para quem já sabe sua estação e paleta de cor e ainda quer utilizar o vermelho vibrante. E vamos combinar, essa cor não é somente uma cor tendência, mas sim uma expressão de modernidade e elegância em um único tom.

Deixe um comentário