
Crédito: Divulgação
A primeira exposição de moda no Louvre vai acontecer! Não é um teste. Organizada por Olivier Gabet, diretor do departamento de acervo de peças de artes decorativas do museu, estréia dia 24 de janeiro de 2025. Pela primeira vez em 231 anos, moda e arte finalmente se encontram no museu do Louvre. Localizado em Paris, é o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo.
“Atualmente, acho que a moda é ainda mais interessante quando é mostrada em conexão com outros campos”
– Olivier Gabet
Apesar de ser um cenário conhecido por desfiles de grandes grifes como Louis Vuitton, Elie Saab e Ferragamo, a exposição é inédita, nunca feita desde sua inauguração, em 1793.
Paris é o berço da alta moda, mundialmente conhecida como “a capital mundial da moda”. Porquê então, o berço da moda mundial e um dos museus mais famosos do mundo nunca se relacionaram diretamente?
O projeto vem para aproximar os dois mundos; em depoimento para a Woman Wear Daily (WWD), Gabet, afirma que a exposição quer “entender de que forma os museus podem ser importantes para estilistas de moda e como seus acervos, especialmente no Louvre, podem nutrir e inspirar as coleções”

A exposição será uma imersão na história da moda, com, aproximadamente, 65 looks e 30 acessórios fashion contemporâneos. Os looks, criados a partir de 1960 até hoje incluirá criações de grandes nomes da moda mundial, como Dolce & Gabbana e Yohji Yamamoto.
Além de uma série de looks de alta-costura e as coleções “Métiers d’Art” da Chanel assinados pelo estilista Alemão Karl Lagerfeld, designer admirador e visitante assíduo do museu do Louvre.

O museu ainda apresentará uma seleção de artefatos que abrangem 12 séculos de história, com itens do período Bizantino, como objetos de bronze, cerâmica e vidro, tapeçaria, pratarias e armaduras .

A moda pode ser um uma forma de arte, e quando esses dois campos se expressam de maneira tão direta, o potencial dessas duas áreas “tão complementares”, só pode ser apaixonante e icônico.

Deixe um comentário