Você pode até se perguntar se em pleno 2024: isso ainda é uma realidade entre nós mulheres? Mas, acredite se quiser, ao pesquisar dados e informações para esse texto o que mais vi na internet foram blogs oferecendo ataques tanto para as loiras quanto para as morenas, vi relatos de ambas sobre como cada uma se comporta, como se fossem grupos políticos diferentes em um debate no sabor brasileiro – só que sem cadeiradas.
Realmente, não tem pra onde correr e isso faz parte da nossa vida desde que o mundo é mundo, mas talvez não esteja sido discutido da maneira correta. Quem aqui já não ficou sabendo de alguma fofoca ou briga envolvendo as duas cores de cabelo? Se repararmos bem, é na maioria uma loira e morena, o que chega a ser cômico pois isso está presente em filmes, novelas e minisséries.

“Não importa o que sou. O fato é que o nome do filme é ‘Os homens preferem as loiras’, e eu sou loira.” – Marilyn Monroe

E os homens? Eles preferem as loiras mesmo? Isso sempre foi algo muito discutido de maneira muito rasa, afinal, da onde vêm toda essa atração?

Getty Images

Segundo um estudo científico publicado em 2006, há cerca de 11 mil anos, com o fim da era glacial, uma mutação dos genes humanos causou a aparição de loiras dos olhos azuis. Os homens da época tinham que sair em busca, através de caçadas, em locais diferentes e muitos chegavam a morrer no caminho, levando as mulheres a disputar os sobreviventes à tapa.

Por serem mais atraentes e diferentes, desde aquele tempo os homens queriam se amostrar e como ainda não havia os “super carros” o jeito era ter que namorar uma loira e fazer com que todos morressem de inveja.

Olívia Wilde em entrevista para o site Into The Gloss contou suas experiências com as duas cores de cabelo, para a atriz o tratamento é muito diferente, principalmente se tratando do “showbizz” de Hollywood.

“Passei os primeiros anos da carreira super loira eu era uma espécie de ‘a menina loira’ ou ‘a garota sensual’. Naquele ponto da carreira eram papéis que não interessavam. Quando tingi os fios de castanho por conta de um papel, as ofertas de personagens mudaram bastante. As ofertas passaram a ser para interpretar uma ‘garçonete com o coração de ouro’ ou uma médica. Me perguntei na época se me ofereciam esses papéis eu ainda fosse loira. Acredito que não.”

Já em sua vida pessoal e social Olívia sentiu uma mudança nos olhares masculinos quando virou morena:

“Me senti invisível porque você entre um ambiente e ninguém olha pra você. Quando se é loira, é como se holofote estivesse sempre posicionado sobre sua cabeça. As pessoas não podem evitar olhar.”

Mas aonde ficam as morenas nisso tudo?

“Adoro tu piel de arena, tu aroma de Açucena , me encantas toda, morena.” – Andrés Ixtepan

Um estudo feito na Inglaterra em 2005 afirmou que as loiras passam a impressão de serem mais sexy, mais extrovertidas e amigáveis, porém, são carentes e dependentes. As morenas foram colocadas com a imagem de inteligentes, autossuficiente, estáveis e competentes. Já as ruivas ganharam o selo de neuróticas e temperamentais.

elenco da série de sucesso Sex and The City

Tudo isso ficou ainda mais claro quando uma pesquisa dos Estados Unidos, feita com três mil homens mostrou que o sexo masculino adora namorar loiras e se casar com morenas. Pois para eles, enquanto as primeiras se mostram mais cedo alegres e ótimas para balada a outra passa impressão de ser mais dependente confiável e amorosa.

Existem milhares de exemplos que eu poderia dar aqui mas um deles é muito bem exemplificado em Sex and the City com a dualidade entre Samantha e Charlotte. Uma com estereótipo de “Loira safada” e a outra com “Mulher para se casar”.

Para concluir esse longo debate, não há como escolher um partido e nem como atacar um apenas com todas as armas. Apesar de haver muitas brigas entre as duas colorações de cabelo é um fato que: quando uma morena e uma loira se juntam, não tem pra ninguém.

Deixe um comentário