A Riachuelo produziu o traje da Comissão brasileira para a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024. E gerou polêmica pela escolha criativa e bom gosto do look ou da falta dele. Felizmente, pudemos ver mais uniformes, modelos e designs nas modalidades ao longo da competição.
2024.08.07 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Skate Park Masculino – O atleta brasileiro Augusto Akio compete na final olímpica que conta com três skatistas brasileiros. Foto: Luiza Moraes/COB.2024.08.07 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Skate Park Masculino – O atletas brasileiro Augusto Akio compete na final olímpica que conta com três skatistas brasileiros. – Foto: Luiza Moraes/COB.2024.07.28 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Skate street feminino. A medalhista de bronze Rayssa Leal em ação durante a prova. Foto: Gaspar Nóbrega/COB2024.07.28 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Skate street feminino. A medalhista de bronze Rayssa Leal em ação durante a prova. Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Diferente de muitos países que fecharam a confecção dos uniformes com apenas uma marca, EUA com Nike e França com Louis Vuitton, o Brasil utilizou diferentes marcas para produzir seus uniformes. As brasileiras foram a Riachuelo, Havaianas e Peak.
2024.08.09 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Levantamento de Pesos. Na foto, a brasileira Amanda da Costa Schott. Foto: Gaspar Nóbrega/COB.
A última é uma sub marca da Riachuelo e criou a maioria dos uniformes das equipes, como de vôlei, vôlei de praia, levantamento de peso, uniformes oficiais de pódio e outros. A escolha não surpreendeu, mas saiu do tradicional verde e amarelo, preferiu o amarelo-sol e azul-petróleo como escolha do uniforme principal, com detalhes gráficos em setas. O segundo modelo da peak apresentou os uniformes em um tom de verde-água bem mais interessante.
Quanto às marcas internacionais, a Puma patrocinou os uniformes do atletismo, Adidas para os uniformes do Skate e esportes radicais e a Nike, que desenvolveu o uniforme de time brasileiro de futebol.
2024.08.10 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Futebol Feminino – Brasil enfrenta os EUA na final olimpica. Foto: Luiza Moraes/COB.2024.08.10 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Futebol Feminino – Brasil enfrenta os EUA na final olimpica. Foto: Luiza Moraes/COB.
Mas quem transformou Paris em baile em termos de estética foram os colãs de apresentação do Time de Ginástica Artística, criados pela veterana do time, Jade Barbosa, que também participou da competição e conquistou o bronze em equipes. A ginasta criou sua empresa para confeccionar roupas de ginástica por não encontrar bons modelos no Brasil.
2024.08.05 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Ginastica artistica – A ginasta brasileira Rebeca Andrade compete na final do solo. Foto: Alexandre Loureiro/COB.2024.08.05 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Ginastica artistica – A ginasta brasileira Rebeca Andrade compete na final do solo. Foto: Alexandre Loureiro/COB.
Uma das inspirações para os colãs era a vontade de homenagear as ginastas brasileiras das gerações passadas, que então tiveram um toque retrô, alguns em veludo, sobretudo o modelo preto com detalhes em stras que remetem às cores do país.
Na foto, as medalhistas de bronze Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Lorrane Olivera, Flavia Saraiva e Julia Soares comemoram.Na foto, a ginasta Jade Barbosa durante a fase qualificatória.2024.08.03 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Ginástica Artística feminino. A brasileira Rebeca Andrade em ação na final do salto. A brasileira ganhou a medalha de prata. Foto: Wander Roberto/COB
Todos os modelos de competição tinham cor única, o Brasil estava nos detalhes. Os modelos coloridos foram pensados para combinar com a identidade visual do ginásio, que estava em tom de roxo, Jade muito a frente do seu tempo e o resultado é que o talento não ficou apenas na confecção das roupas. A ginástica artística brasileira é bronze em equipes, prata em salto e ouro em solo com Rebeca Andrade.
Foto: Alexandre Loureiro/COB.Foto: Alexandre Loureiro/COB. Na foto, a ginasta Jade Barbosa durante a fase qualificatória.2024.08.01 – Jogos Olímpicos Paris 2024 – Ginástica Artística feminino. Rebeca Andrade conquista a medalha de prata na final do individual geral. Na foto, a ginasta Flavia Saraiva finalista brasileira. Foto Luiza Moraes/COB
Deixe um comentário