No mundo da moda as Semanas de Moda em Nova York, Milão e Paris representam não apenas eventos de destaque, mas também vitrines necessárias para os talentos emergentes e os já estabelecidos da indústria da moda. Entre os designers que se destacam nessas passarelas globais, muitos brasileiros têm conquistado reconhecimento internacional não só pela sua criatividade, mas também pela excelência, individualidade e capacidade de inovar em suas coleções. 

O Brasil, com sua riqueza cultural e intelectual, oferece uma fonte inesgotável de inspiração para designers e estilistas. Desde as florestas tropicais até as metrópoles urbanas, a diversidade de influências reflete nas coleções dos brasileiros que frequentemente combinam técnicas tradicionais com uma abordagem contemporânea e tecnológica. 

Um desses brasileiros é Alexandre Herchcovitch, estilista paulista que tem ganhado destaque nas semanas de moda mundo afora, mas principalmente na Semana de Moda de Nova York, Herchcovitch se destaca por suas técnicas inovadoras, brincar com cores e a leveza dos elementos infantis, provando ter um domínio de imagem de moda que poucos têm.  Em sua coleção “Alienation” de 2023, apresentada na New York Fashion Week, Herchcovitch explorou temas de estranhamento e desconexão na sociedade contemporânea, utilizando tecidos tecnológicos de última geração e cortes assimétricos para transmitir uma sensação de alienação.  

Já em Milão, onde a sofisticação é enaltecida, outra brasileira rouba a cena na Milan Fashion Week, a catarinense Karoline Vitto recheia a passarela de sensualidade e diversidade. Em sua Coleção para a semana de moda de verão 2024, Vitto apresentou modelos fora do padrão, com numeração até 58. Apoiada por Dolce & Gabbana, a brasileira se inspirou na coleção de verão da marca, trazendo a sensualidade e ousadia que apenas uma brasileira poderia trazer. Vitto não vê problema, muito pelo contrário, ela se esforça para valorizar as ‘’dobrinhas’’ das modelos. Com tecidos reutilizados de coleções anteriores da marca, ela traz sua assinatura com jersey e metal, sempre entregando jeans e atrevimento.

Na capital mundial da moda, estilistas brasileiros também vêm sendo reconhecidos. Em Paris, sob o tema Tropicana, a estilista paulistana Silvia Ulson, que já apresentou sua coleção na New York Fashion Week, representou o Brasil na Paris Fashion Week 2023. Ulson explora elementos da cultura da cultura brasileira traduzindo-os para a mulher moderna internacional, sua coleção traz efeitos em 3D e tecidos planos, valorizando a confecção manual. 

A estilista já se apresentou em quatro semanas internacionais de moda, sendo: New York Fashion Week; Swim Miami, em 2016 e 2017; e Paris Haute Couture. Silvia Ulson tem sido uma embaixadora incansável da moda brasileira em eventos internacionais, ajudando a ampliar o alcance e a visibilidade dos designers e estilistas brasileiros. 

A moda não para de se reinventar, mas cada vez mais os estilistas brasileiros têm se redescobrido junto com ela, afirmando seu local na indústria internacional e demonstrando que o Brasil não só tem uma rica história na indústria da moda, mas também está moldando seu futuro com excelência técnica e criativa, abrindo espaço para que gradativamente mais estilistas brasileiros venham representar nosso país seja em Nova York, Milão ou Paris.

Deixe um comentário